Internet: 60% da população mundial não está conectada
Pesquisa publicada pelo Facebook afirma ainda que a taxa de adoção à internet está diminuindo
Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (25) pela plataforma Internet.org, liderada pelo Facebook, revelou que 60% da população mundial não está conectada à internet.
O estudo ainda conclui que, no início de 2015, o mundo tinha 3 bilhões de pessoas online. Isso significa que apenas 38% da população mundial entrou na rede de computadores.
Esta diferença aumenta quando a comparação é feita entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos - 78% da população do primeiro mundo está online, em comparação com apenas 32% das economias emergentes.
Além disso, a adoção da internet está diminuindo. A taxa de crescimento reduziu pelo 4º ano consecutivo, para apenas 6,6% em 2014 (em 2010 essa taxa era de 14,7%). No atual ritmo de crescimento, o número de internautas não vai chegar a 4 bilhões de pessoas até 2019.
Para voltar a acelerar o ritmo, o Facebook elenca que a infraestrutura, acessibilidade e conhecimento sobre os serviços de internet devem melhorar no mundo.
Mais de 90% da população mundial vive dentro do alcance de um sinal de celular. “Isso significa que teremos de olhar para questões como acessibilidade e consciência, a fim de permitir que mais pessoas se conectem”, afirma a rede social, em comunicado. Além disso, os planos de dados mensais, com um limite máximo de 250MB são acessíveis a 50% da população mundial.
Mas, em locais como a África subsaariana, onde 69% das pessoas vivem com menos de US$ 2 por dia, apenas 53% da população pode pagar a internet com um limite de 20MB, uma quantidade que proporciona apenas 2 horas de navegação na web por mês.
Por fim, o Facebook avalia que muitas pessoas não estão online porque não têm conhecimento da internet ou porque não é oferecido conteúdo relevante em seu idioma principal na rede.
“Conectar o mundo não é uma tarefa fácil. Há muitas barreiras sociais, culturais, políticas, técnicas e econômicas que terão de ser superadas. Ao incentivar o desenvolvimento global internet, o Internet.org está trabalhando por um futuro onde o poder da conectividade está disponível para todos, em todos os lugares”, conclui o Facebook, em relatório.
Internet.org
A iniciativa foi lançada pelo Facebook em agosto de 2013 com o propósito de conectar 5,4 bilhões de pessoas em todo o mundo que ainda não possuem acesso. A organização possui parceiros como Samsung, Nokia e Qualcomm.
A iniciativa dá aos usuários acesso ilimitado e gratuito a serviços básicos através de um aplicativo, entre eles o Facebook, Wikipédia e a página da Unicef. No total, 16 sites podem ser acessados por meio da ferramenta.