Fundação Wikimedia processa NSA por espionagem
Empresa afirma o programa da NSA ameaça os valores da liberdade intelectual
A fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos responsável pela enciclopédia colaborativa Wikipédia, está processando a NSA (Agência de Segurança Nacional) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Leia mais:
Governo dos EUA tenta hackear o iPhone desde 2007
O processo, segundo a entidade, é uma resposta ao programa de espionagem da NSA e sua pesquisa em larga escala para interceptar comunicações através da internet – atividade frequentemente citada como vigilância em massa.
Para a fundação Wikimedia, a privacidade é o fundamento da liberdade individual e deve ser tratada como um direito universal. Tais princípios, segundo a entidade, resumem o fundamento que sustentam a visão do grupo. “Quando estes valores estão em perigo, nossa missão é ameaçada”, afirma a organização, em comunicado.
A empresa afirma ainda que o programa da NSA ameaça os valores da liberdade intelectual. Junto com a fundação Wikimedia, mais oito organizações estão apoiando a briga judicial. Eles são representados pela ONG americana ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis).