Easy Taxi anuncia ferramenta contra assédio de usuárias

Medida foi tomada após um abaixo-assinado de usuárias atingir mais de 27 mil assinaturas

por Nathália Guimarães qui, 19/03/2015 - 15:09
LeiaJáImagens Easy Taxi afirma ter a segurança como uma de suas prioridades LeiaJáImagens

O Easy Taxi fará mudanças em seu sistema para evitar casos de assédios de taxistas a passageiras. A medida surgiu em resposta a um abaixo-assinado online criado pela analista de sustentabilidade Ana Clara Leite com o objetivo de chamar atenção para esses casos de abuso.

“Conheço muitas que viveram situações de assédio em uma corrida de táxi. Eu mesma já passei por momentos tensos. Além disso, outras têm sido assediadas após a corrida por mensagens de texto e Whatsapp, uma vez que os aplicativos dão os dados da passageira aos taxistas”, relata Ana Clara.

Por conta da situação, ela criou um abaixo-assinado no site Change.org pedindo para que os aplicativos resguardassem os dados pessoais, como número de telefone e nome completo, de seus usuários. De acordo com ela, muitas clientes destes serviços chegaram a receber ligações invasivas de taxistas.

Após a petição chegar a 27.292 assinaturas, a Easy Taxi propôs uma solução ao problema. A proposta é a implementação de uma ferramenta que realiza telefonemas entre passageiro e taxista sem mostrar nem armazenar o telefone um do outro. A ferramenta deverá estar disponível em um período de até três meses.

“Enquanto isso, já temos uma solução temporária para que nossos passageiros possam escolher se querem ou não ter o seu número revelado ao taxista, basta mandar um e-mail para telefone@easytaxi.com.br e solicitar a retirada do seu número do app. Um e-mail de confirmação será enviado em seguida”, afirmou a empresa, em comunicado.

A Easy Taxi afirma ainda ter a segurança como uma de suas prioridades. “Os taxistas são treinados para seguir a política de conduta do aplicativo e, caso não respeitem as normas ou recebam avaliações negativas dos passageiros, podem ser suspensos temporariamente ou em definitivo do uso da ferramenta”, pontuou.

Ainda de acordo com a Easy Taxi, em casos de denúncia por e-mail (contato@easytaxi.com.br) ou telefone (11 4003.2498), o taxista é suspenso imediatamente. Em seguida, o caso é investigado. 

COMENTÁRIOS dos leitores