Aprenda como rastrear seu celular perdido ou roubado

Confira quais ferramentas foram criadas para ajudar a recuperar aparelho, seja qual for seu sistema operacional

por Nathália Guimarães ter, 09/06/2015 - 12:50
Reprodução Perder o celular ou ter o aparelho roubado é um dos grandes temores dos usuários Reprodução

Qualquer pessoa que teve um celular perdido ou roubado sabe das dores de cabeça que isso provoca. Perder dados da agenda, fotos, mensagens e outros arquivos armazenados pode ser mais preocupante do que recuperar o valor do aparelho. Felizmente, alguns aplicativos e ferramentas gratuitas promovem o reencontro entre usuário e smartphone.

LEIA MAIS

O "celular do ladrão" e o medo internalizado

Confira abaixo algumas ferramentas criadas para este fim: 

Apple

Quem perdeu um iPhone, iPad ou iPod poderá rastrear seu dispositivo através do iCloud (icloud.com). Basta acessar a página, fazer login com sua conta e clicar na opção “Buscar meu iPhone”. A ferramenta irá realizar uma varredura e mostrará a localização atual do dispositivo.

A mesma ferramenta permite que o usuário bloqueie seu aparelho da Apple para que ninguém mais possa usá-lo em caso de perda ou roubo ou ative um alarme que emitirá um som para alertar quem estiver por perto.

Android

Em abril deste ano, o Google lançou uma ferramenta que permite ao usuário encontrar seu smartphone Android apenas digitando “Find My Phone” na barra de pesquisas do site. Além de mostrar a localização do gadget, é possível acionar um botão que faz o telefone tocar. Caso o usuário queira bloquear o aparelho, basta clicar no mapa.

Para que o novo recurso funcione, o usuário deverá estar conectado com sua conta do Google no navegador e no smartphone. Além disso, o aparelho perdido precisa estar conectado à internet. Por enquanto, é preciso utilizar a versão em inglês do Google para poder utilizar o novo recurso (clique aqui para acessar).

Windows Phone

Os usuários de smartphones com Windows Phone devem acessar o site account.microsoft.com/devices nos momentos de desespero. O serviço gratuito pode tocar, bloquear, apagar ou mostrar o aparelho em um mapa. Novamente, é necessário estar logado na conta da Microsoft para que a facilidade possa entrar em ação.

Aplicativo (iOS e Android)

O aplicativo Lookout promete ser a melhor maneira de proteger o precioso dispositivo do usuário contra perda de dados, roubo e outras ameaças que colocam as suas informações pessoais em risco. Com a ferramenta instalada, é possível localizar o aparelho através de qualquer computador, salvar a localização do smartphone antes que ele fique sem bateria e soar um alarme alto para alertar quem estiver próximo do telefone.

Se o dono do celular quiser pegar o ladrão no ato, ele pode acionar uma ferramenta premium que registra uma imagem com a câmera frontal de qualquer pessoa que tente manipular o telefone. A foto então será enviada por e-mail junto com a localização do aparelho para que o usuário passe todos estes dados para a polícia.

O Lookout está disponível na App Store e Google Play.

COMENTÁRIOS dos leitores