Brasileiro usa celular para melhorar políticas públicas

Guilherme Lichand criou uma consultoria que capta dados de interesse social usando ligações de celular e SMS

por Nathália Guimarães seg, 17/08/2015 - 15:00
Reprodução/BBC Guilherme Lichand, de 27, é o criador da Mgov Brasil Reprodução/BBC

Quem são os jovens mais inovadores com menos de 35 anos? A revista MIT Technology Review, ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), fez sua lista com 150 nomes. Mark Zuckerberg, cocriador do Facebook, já esteve nela, assim como Sergey Brin, do Google. O brasileiro Guilherme Lichand, de 27 anos, também cravou seu nome no ranking. Ele foi reconhecido por criar a Mgov Brasil.

A Mgov Brasil é uma consultoria que coleta informações de interesse social através de SMS e ligações de celular. Os dados são fornecidos a entidades públicas e à população. O método desenvolvido por Guilherme não exige que as pessoas tenham um smartphone para participar das pesquisas. 

"Em países em desenvolvimento como o Brasil, mais de 90% dos lugares têm celulares, mas menos de 50% são smartphones e 76% são pré-pagos. Por isso, usamos SMS e chamadas de voz automáticas, porque isso funciona para todos os telefones e (nos permite criar) um canal de comunicação de duas vias entre governo e cidadãos”, disse Guilherme, em entrevista à BBC.

Através de ligações ou mensagens, os entrevistados podem expressar suas demandas e avaliar serviços públicos diretamente, sem intermediários. O primeiro projeto da Mgov foi analisar a eficácia do Leite Potiguar, programa social do Rio Grande do Norte que distribui leite todos os dias a 150 mil famílias no estado. Em três semanas, foi possível descobrir que 60% dos entrevistados tinham quantidade suficiente do produto em casa e acabavam revendendo o que recebiam como forma de complementar a renda.

Após receber a análise da Mgov, o governo do Rio Grande do Norte reestruturou, em 2013, o programa e os municípios ficaram encarregados da entrega do leite aos destinatários. Tal medida ajudou a ampliar a distribuição para um maior número de famílias necessitadas. 

Guilherme afirma que apenas em 2014, a Mgov Brasil impactou positivamente a vida de mais de 1,6 milhões de brasileiros, fornecendo insumos vitais para o desenho de políticas de maior qualidade e iniciativas de impacto social. Para este ano, a empresa tem a meta de concluir dez projetos, sendo um deles em parceria com a prefeitura de Boston (EUA).

COMENTÁRIOS dos leitores