Aliança entre Ford e Amazon conectará carro a residência

Será possível acender a luz da garagem ainda dentro do carro

qua, 06/01/2016 - 16:14
Divulgação Novidade estará disponível ainda neste ano para os donos de veículos equipados com o sistema de conectividade a bordo Sync Divulgação

Os veículos da Ford se comunicarão com lares conectados graças a uma nova aliança da fabricante automotora com o gigante da distribuição online Amazon, anunciada nesta terça-feira (5) em Las Vegas (EUA).

"Os pesquisadores da Ford desenvolveram a maneira de vincular os veículos conectados e as casas conectadas", afirmou o executivo da Ford, Mark Field, em coletiva de imprensa na véspera da inauguração do grande salão mundial de eletrônica Consumer Electronics Show (CES).

"Hoje anunciamos que trabalhamos com a Amazon para vincular nossos veículos com o assistente vocal virtual Alexa para a casa conectada do Echo", acrescentou.

Echo é um dispositivo eletrônico com forma de cilindro preto vertical, que combina um alto-falante de 360 graus e um assistente pessoal por comando de voz, Alexa, que é capaz de responder perguntas sobre o clima ou as últimas notícias, além de controlar os objetos conectados dentro dos lares.

A Amazon lançou o Echo em novembro de 2014, inicialmente para um número limitado de consumidores convidados. Não foi divulgado o número de vendas, mas a recepção foi positiva o suficiente para que sua comercialização fosse ampliada para o grande público no fim de junho de 2015.

A aliança entre a Ford e Amazon permite, por exemplo, ligar ou abrir o automóvel à distância, verificar seu nível de combustível ou carregar a bateria elétrica. Também é possível acionar do carro objetos conectados em casa, como a luz ou a porta da garagem, por exemplo.

Essa nova função estará disponível mais adiante este ano para os proprietários de veículos equipados com o sistema de conectividade a bordo Sync. Atualmente há 15 milhões de eles nas rotas do mundo, uma cifra que deve aumentar a 43 milhões para 2020, estimou Mark Fields.

COMENTÁRIOS dos leitores