Lenovo vai acabar com a marca Motorola
Icônica marca foi responsável por criar o telefone celular há 40 anos
A Lenovo está se preparando para acabar de uma vez por todas com a Motorola. Os smartphones com a marca deixarão lentamente de existir no mercado, confirmou a Lenovo durante a Consumer Electronics Show (CES) 2016, maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas (EUA).
O diretor de operações da Motorola, Rick Osterloh, confirmou a mudança. “Vamos eliminar a marca Motorola do mercado lentamente”, disse o executivo. A fabricante chinesa Lenovo comprou a divisão móvel da Motorola, que antes pertencia ao Google, por US$ 2,91 bilhões em 2014.
Eliminar a marca Motorola do mercado não significa dizer que smartphones como o Moto G ou Moto X serão extintos. Em vez disso, eles serão renomeados sob a chancela da Lenovo. Aparentemente, a Lenovo quer usar a sua marca corporativa para ajudar a unificar seus produtos e aumentar sua força no mercado mobile.
A Motorola tem mantido uma presença dominante neste setor, uma vez que inventou o telefone celular há cerca de 40 anos. A companhia pioneira ganhou popularidade novamente desde que o Google comprou o seu negócio de telefonia, em 2012, e quando lançou o Moto X, em 2013.
A Lenovo, por outro lado, mesmo sendo a 3ª maior fabricante de smartphones do mundo, nunca conseguiu emplacar grandes sucessos. Atualmente, a Motorola é conhecida pelo bom custo-benefício graças a lançamentos como o Moto G e o Moto X Play.
Por meio da sua assessoria de imprensa no Brasil, a Motorola divulgou um comunicado oficial sobre a estratégia da Lenovo. "A Motorola Mobility continua a existir como parte do grupo Lenovo e vai liderar as áreas de engenharia e design em todos os nossos produtos móveis. No entanto, para a nossa estratégia de marketing, vamos adotar duas marcas em smartphones e wearables e seguir, daqui para frente, com Moto e Vibe globalmente", diz a empresa, em nota.