Internet residencial mais rápida do mundo chega ao Japão

Usuários podem navegar a uma velocidade de 2 Gbps

por Nathália Guimarães seg, 25/04/2016 - 17:30
Edilson Rodrigues/Agência Senado Plano mensal custará 4.980 ienes por mês (cerca de R$ 100) Edilson Rodrigues/Agência Senado

Enquanto as operadoras que atuam no Brasil querem limitar a banda larga fixa, o provedor de serviços japonês So-net começou a oferecer planos de internet residencial com a incrível velocidade de 2 Gbps para os moradores da cidade de Tóquio e seis distritos vizinhos. A empresa considera que esta é a internet mais rápida do mundo.

O plano mensal custará 4.980 ienes por mês (cerca de R$ 100) em um contrato de dois anos. A velocidade de upload é de 1 Gbps. O serviço inclui o aluguel de uma unidade de rede óptica - que converte fibra em velocidade banda larga.

Apesar de ser comum no Japão, a internet de fibra ainda tem um longo caminho a percorrer até mesmo em países como os Estados Unidos. Por lá, banda larga ultrarrápida está começando a dar as caras graças ao Google e seu projeto Fiber.

A companhia das buscas tem feito esforços para abalar a indústria de banda larga norte-americana, mesmo com velocidades menores e com um custo mais elevado do que o serviço prestado pela So-net.

O governo japonês apoia fortemente as conexões de fibra para residências particulares e tem obtido resultados satisfatórios - o país está agora entre os líderes mundiais da tecnologia. Cerca de 25% dos lares nipônicos contam com conexões de fibra, a segunda maior taxa do mundo, atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos, com 70%.

COMENTÁRIOS dos leitores