Instagram adota novo visual para destacar fotos

Esta é a primeira vez, em cinco anos, que o Instagram ganha uma reforma nestas proporções

por Nathália Guimarães qua, 11/05/2016 - 12:18
Líbia Florentino/LeiaJáImagens Instagram ganha novo logo e identidade visual Líbia Florentino/LeiaJáImagens

Não estranhe se seu Instagram estiver diferente. A rede social adotou um visual mais moderno nesta terça-feira (10), com ícones minimalistas para valorizar as fotografias publicadas e transmitir todas as mudanças que o Instagram passou ao longo do tempo. Esta é a primeira vez, em cinco anos, que a plataforma ganha uma reforma nestas proporções. A atualização será liberada para smartphones com os sistemas Android e iOS.

"Quando o Instagram começou, há pouco mais de cinco anos, ele servia para filtrar e editar fotos. Hoje, é o lugar de uma comunidade enorme e criativa, testando novos formatos. Precisávamos de design que mostrasse esse espírito dos novos tempos", disse o diretor de design no Instagram, Ian Silber.

O novo design do Instagram é focado nas cores preto e branco – deixando de lado os ícones em azul e laranja. A exceção fica por conta do vermelho, que aparece nas notificações de curtidas e de mensagens diretas. Uma mistura muito discreta, que mantém a atenção do usuário onde importa.

"Acredito que as pessoas já sabem como usar o Instagram. Hoje, nossa ideia era destacar o conteúdo", ressaltou Silber. O ícone do aplicativo, que se assemelhava a uma câmera antiga, também foi modificado. Agora, o Instagram é representado por um símbolo minimalista, com uma paleta de cores em degradê que lembra o pôr do sol.

"Você não precisa de uma câmera incrível para ter fotos incríveis no Instagram. Nosso novo símbolo mostra uma câmera simples, e mais do que isso, reflete a nossa comunidade vibrante", explica Silber.

A mudança de ícones também se estende aos aplicativos Layout, Hyperlapse e Boomerang, também criados pelo Instagram. A rede social de fotos já é utilizada por 400 milhões de pessoas todos os dias. Em dezembro de 2014, esse número era de 300 milhões de usuários. O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 por US$ 1 bilhão.

COMENTÁRIOS dos leitores