Equipes pernambucanas de malas prontas para a RoboCup 2016

Competição acontece entre os dias 30 de junho e 4 de julho, na cidade de Leipzig, na Alemanha

por Nathália Guimarães qua, 22/06/2016 - 13:44
Carlos Augusto/PCR Time Lego Kombat, composto por estudantes com idades entre 12 e 14 anos, disputará a RoboCup na modalidade resgate Carlos Augusto/PCR

A RoboCup, competição mundial de robôs, terá representação pernambucana em dose dupla na edição de 2016. As equipes "Lego Kombat", da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, e "CESAR/Voxar Labs", do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), já estão de malas prontas rumo à Alemanha, onde acontece o campeonato, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, na cidade de Leipzig. Todos os anos cerca de 400 times participam do torneio, de 45 países. 

A equipe CESAR/Voxar Labs vai competir com o robô i-Zak, atual bi-campeão latino-americano, na categoria @Home. O equipamento deverá desempenhar atividades como auxiliar doméstico em um ambiente caseiro, demonstrando comportamento inteligente e desenvoltura ao reconhecer objetos.

Já o time Lego Kombat, composto por estudantes com idades entre 12 e 14 anos, disputará a RoboCup na modalidade resgate. O desafio é montar os robôs em forma de carro, programá-los para que realizem uma trajetória repleta de obstáculos e para que resgatem os objetos determinados, no menor tempo possível.

Considerada a copa do mundo da robótica inteligente, o evento foi criado em 1997, no Japão. A ideia ambiciosa dos organizadores da RoboCup é que, no ano de 2050, uma seleção de robôs enfrente a equipe de jogadores vencedores da Copa do Mundo da Fifa.

COMENTÁRIOS dos leitores