Hackers invadem Telegram e comprometem milhões de usuários
Criminosos se aproveitaram de uma falha de autenticação do serviço de mensagens
Mais de 15 milhões de usuários do aplicativo de mensagens Telegram tiveram seus dados expostos por um grupo hacker iraniano. Segundo pesquisadores, os criminosos se aproveitaram de uma falha de autenticação do serviço. Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas utilizam o Telegram em todo o mundo.
O Telegram se promove como um sistema seguro de mensagens instantâneas, porque todos seus dados são criptografados de ponta-a-ponta. Uma série de outros serviços, incluindo o WhatsApp, Facebook e Viber, faz uso da mesma tecnologia.
Toda vez que um usuário cria uma conta no Telegram, o aplicativo envia um código de autenticação por SMS para confirmar a autenticidade do número de telefone. É aí que reside a vulnerabilidade do serviço, afirmam os pesquisadores.
Os hackers iranianos interceptaram estas mensagens de SMS e puderam adicionar qualquer conta aos seus dispositivos, o que lhes permitiu ler o histórico de bate-papo, bem como novas mensagens recebidas de milhões de pessoas.
Segundo os pesquisadores, este processo de autentificação se torna vulnerável em qualquer país onde as empresas de telefonia são de propriedade ou fortemente influenciadas pelo governo.
Um porta-voz do Telegram, no entanto, disse que os clientes podem se defender contra tais ataques utilizando e-mails de recuperação de senha, embora o serviço utilize preferencialmente o sistema de mensagens de texto.