WhatsApp vai compartilhar seus dados pessoais com Facebook

WhatsApp atualizou seus termos de serviço e política de privacidade para permitir compartilhamento

por Nathália Guimarães qui, 25/08/2016 - 11:33
Reprodução WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 16 bilhões Reprodução

Ao ser comprado pelo Facebook em 2014, o WhatsApp deixou muitos internautas preocupados sobre como este acordo poderia comprometer a privacidade de seus usuários. O cofundador do aplicativo, Jan Koum, esperava conter esse medo, afirmando na época que o serviço de mensagens iria operar de forma independente. Nesta quinta-feira (25), no entanto, a regra do jogo mudou. O WhatsApp está afrouxando algumas das suas próprias restrições ao atualizar seus termos de serviço e política e anunciou que vai começar a compartilhar uma quantidade limitada de dados com o Facebook.

O WhatsApp diz que o compartilhamento de informações significa que Facebook poderá oferecer melhores sugestões de amigos, mapeando as conexões sociais dos usuários entre os dois serviços, para entregar anúncios mais relevantes na rede social. O aplicativo de mensagens diz também que a partir de agora poderá explorar melhor o potencial do WhatsApp no trato entre empresas e seus clientes.

Desta forma, o usuário poderá receber notificação de algum problema com sua conta no banco ou atraso em um voo. "Gostaríamos de testar estes recursos ao longo dos próximos meses, porém, é necessário atualizar nossos termos de serviço e política de privacidade antes de começarmos", disse o WhatsApp, em comunicado.

No texto, a empresa também versa sobre o delicado tema da criptografia – que já ocasionou a suspensão do aplicativo três vezes no Brasil. "Mesmo que estejamos trabalhando em colaboração com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nós, o Facebook ou qualquer outra pessoa estarão impossibilitados de ler as suas mensagens", garante o WhatsApp.

LeiaJá também

--> Proteste vai ao STF para impedir bloqueios do WhatsApp

COMENTÁRIOS dos leitores