Facebook é acusado de censurar imprensa russa

Veículo de comunicação russo RT foi proibido de postar artigos, fotos e vídeos na rede social

por Nathália Guimarães sex, 20/01/2017 - 08:34
Reprodução Facebook está sendo acusado de censurar um canal russo de notícias por apoiar o republicano Donald Trump como presidente dos EUA Reprodução

O Facebook está sendo acusado de censurar um canal russo de notícias por apoiar o republicano Donald Trump como presidente dos EUA. Segundo informações repercutidas pelo site Gizmodo, o veículo de comunicação RT foi proibido de postar artigos, fotos e vídeos na rede social. A proibição foi instituída na última quarta-feira (18) e durou cerca de 20 horas.

De acordo com a RT, o Facebook instituiu o bloqueio depois que a agência de notícias foi acusada de clonar ilegalmente a conferência de imprensa final do presidente Barack Obama. A página da RT News no Facebook tem 4,1 milhões de seguidores.

Embora a RT tenha sido proibida de publicar artigos, a fonte de notícias ainda foi capaz de postar textos diretamente no Facebook. O canal de mídia financiado pelo Kremlin foi um adepto precoce e vocal do presidente eleito Donald Trump, levando algumas pessoas a achar o momento da proibição suspeito.

Poucas horas depois da proibição do Facebook, a RT afirmou que alguns usuários se queixaram de não poderem ver notícias da organização em outras plataformas de mídia social. A fonte de notícias russa tem contas no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Nas últimas semanas, surgiram relatos de que agências de inteligência dos EUA acreditam que a Rússia lançou uma tentativa deliberada de ajudar Donald Trump a ser eleito. A principal acusação envolve o roubo de milhares de e-mails de computadores do partido de Hillary Clinton, que foram vazados para o público através da organização WikiLeaks.

LeiaJá também

--> Twitter transmite ao vivo a cerimônia de posse de Trump

COMENTÁRIOS dos leitores