Usuários em perigo poderão pedir ajuda no Facebook

Novo recurso da rede social permite que vítimas de tragédias e desastres naturais solicitem abrigo, comida e transporte

por Nathália Guimarães qua, 08/02/2017 - 12:29
Reprodução Recurso será inicialmente implantado nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e Arábia Saudita Reprodução

O Facebook estendeu, nesta quarta-feira (8), o recurso Safety Check para permitir que as pessoas ofereçam ajuda com abrigo, transporte ou comida em situações de emergência em que a ferramenta for ativada. O serviço é acionado durante tragédias ou desastres naturais para que as pessoas que estejam nas áreas afetadas avisem pela rede social que estão a salvo.

A novidade, no entanto, agora permite que os usuários utilizem a rede social para pedir uma ajuda extra em situações como estas. Os usuários poderão buscar ou oferecer auxílio como abrigo, transporte e suprimentos online. As publicações e posts deste recurso serão organizados por categorias e localização, facilitando que as pessoas encontrem o que e quem elas precisam.

O Facebook disse que o recurso será inicialmente implantado nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e Arábia Saudita antes de ser lançado globalmente.

"Vimos a comunidade fazer isso por conta própria através de grupos e posts, como no rescaldo das enchentes em Chennai, na Índia, em dezembro de 2015, mas sabíamos que poderíamos fazer mais", explicou o Facebook, em um post de blog.

O Safety Check foi introduzido há três anos e foi expandido gradualmente desde então. Foi inicialmente usado apenas para desastres naturais, mas foi também já foi acionado durante ataques terroristas e outros problemas e agora é automaticamente disparado.

COMENTÁRIOS dos leitores