Apple pode ser impedida de importar iPhone nos EUA

Briga judicial entre a fabricante de chips Qualcomm e Apple pode impedir que o smartphone seja importado para mercado norte-americano

por Nathália Guimarães qui, 04/05/2017 - 12:35
Wikimedia Commons iPhone, da Apple Wikimedia Commons

Contrariada com a decisão da Apple de parar de pagar bilhões de dólares em taxas de licenciamento pela tecnologia de chips de smartphones, a Qualcomm planeja solicitar que uma agência de comércio dos EUA proíba as importações de iPhones, de acordo com uma pessoa familiarizada com a estratégia da empresa. As informações são da Bloomberg.

A Qualcomm quer que o iPhone, que é fabricado na Ásia, pare de ser importado para os EUA, ameaçando bloquear as vendas do produto icônico da Apple no mercado americano, o mais importante para a Apple, antes que o iPhone 8 seja anunciado em setembro.

A disputa legal gira em torno de patentes que Qualcomm detém, que permitem à empresa cobrar uma porcentagem sobre o preço de todos os smartphones modernos, mesmo que estes aparelhos não usem os chips da marca. A Apple argumenta que o sistema é injusto, dizendo que a fabricante cobra taxas de licenciamento exorbitantes por sua tecnologia.

Caso o pedido da Qualcomm seja aceito, a Apple pode estar em graves apuros. Isso porque o iPhone representa 40% de todas as vendas da Apple nos EUA, e 60% das remessas totais da companhia. O iPhone atual usa uma mistura de modens da Intel e da Qualcomm para se conectar a redes.

LeiaJá também

--> Expectativa pelo iPhone 8 faz vendas da Apple caírem

COMENTÁRIOS dos leitores