Golpe está bloqueando iPhones e outros aparelhos da Apple

Caso foi compartilhado por uma jornalista brasileira em post do Facebook, que perdeu acesso ao seu iMac

por Nathália Guimarães seg, 08/05/2017 - 13:00
Wikimedia Commons Novo golpe feito contra usuários de iOS vem tentando roubar as credenciais de login e senha do iCloud Wikimedia Commons

Um novo golpe feito contra usuários de iOS vem tentando roubar as credenciais de login e senha do iCloud. A armadilha chega em forma de notificação, informando que o usuário deve redefinir suas credenciais de acesso por motivos de segurança. Caso complete todos os passos, a vítima pode ter seu aparelho, seja ele iPhone ou iMac, bloqueado. O caso foi compartilhado por uma jornalista brasileira em post do Facebook na última semana e já acumula mais de 8 mil compartilhamentos.

A jornalista Maria Eduarda Bione, de 26 anos, explica que o problema começou quando recebeu uma notificação no iPhone pedindo a alteração de senha do iCloud. Como a mensagem chegou pelo sistema do próprio smartphone, ela conta que não desconfiou e decidiu seguir os passos justamente para evitar futuros ataques hackers. Mas ao ligar seu iMac, que utilizava a mesma conta do iCloud, o dispositivo já se encontrava bloqueado.

Embed:

"Não desconfiei da notificação porque ela chegou pelo próprio sistema da Apple, que é conhecido como o mais seguro do mundo. Achei que era mais uma camada de proteção e resolvi me precaver. A gente põe a Apple em um pedestal e agora estou pagando por isso porque a empresa está me culpando", contou, em entrevista ao LeiaJá.

Segundo a vítima, o iMac solicitava com código de seis dígitos para realizar o desbloqueio, e qualquer problema com o processo deveria ser relatado pelo e-mail applepass04@gmail.com. Para tentar resolver a confusão, ela diz que entrou em contato com o suporte da Apple, que a encaminhou para a assistência autorizada iTown, localizada no Shopping Recife.

Lá, os técnicos informaram que desconheciam o problema e cobraram R$ 250 para tentar resolvê-lo, mesmo com o aparelho ainda na garantia. "Eles informaram que vão tentar resolver o problema de todas as formas. Mas caso não consigam, meu aparelho pode virar peso de papel", afirmou a vítima.

A jornalista informou ainda que recebeu diversas mensagens em seu Facebook de pessoas que estão com o mesmo problema. "O intuito do meu post não era cobrar um posicionamento da Apple ou exigir que eles paguem pelo meu computador, eu quero alertar as pessoas porque não há como diferenciar se a mensagem é verdadeira ou falsa", diz.

O problema pode estar relacionado ao roubo de credenciais da Apple ocorrido no último mês de março. Um misterioso grupo hacker afirmou ter roubado 300 milhões de contas do serviço de nuvem iCloud e ameaçou bloquear uma enorme quantidade de iPhones atrelados a elas - a menos que a Apple pagasse um resgate. A empresa, no entanto, não cedeu à chantagem. O LeiaJá tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Apple, mas não recebeu nenhuma resposta.

LeiaJá também

--> Apple pode comprar a Netflix, apontam analistas

--> Apple se envolve em nova disputa judicial

--> Apple pode ser impedida de importar iPhone nos EUA

COMENTÁRIOS dos leitores