Celulares piratas serão bloqueados no Brasil em setembro
Novos celulares piratas que se conectarem às redes das operadoras serão bloqueados
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que a partir de setembro os novos celulares piratas que se conectarem às redes das operadoras serão bloqueados. Inicialmente, a entidade deve notificar os donos de aparelhos irregulares a partir de 30 de junho via SMS, com o bloqueio definitivo acontecendo 75 dias depois do primeiro aviso. As informações são do site Teletime News, o anúncio foi feito nessa quarta-feira (24).
Estes aparelhos são celulares vendidos no Brasil de maneira irregular, sem certificação da agência e que não tem o número de identificação IMEI, único para cada aparelho comercializado. Eles costumam chegar ao território nacional contrabandeados e normalmente são encontrados à venda por preços mais baixos que o normal. A medida não coloca em risco o uso de dispositivos comprados no exterior, desde que haja um IMEI válido.
O setor de telecomunicações estima que cerca de 1 milhão de celulares desse tipo são adicionados mensalmente à base das operadoras. Para a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), sem o bloqueio, o chamado mercado cinza só deve aumentar nos próximos anos, criando risco para os consumidores e também prejudicando a arrecadação, pois concorre de maneira desleal com as empresas que seguem os procedimentos adequados de fabricação.
LeiaJá também
--> Anatel manda Mercado Livre parar de vender microcelulares