App agenda teste de DST e envia resultado pelo celular

Iniciativa busca incentivar a realização dos testes de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis

por Nathália Guimarães qua, 07/06/2017 - 14:09
Reprodução Aplicativo que permite agenda testes de DST pelo smartphone começa a funcionar em Nova York Reprodução

A saúde sexual não é um tema que todos acham confortável falar sobre, mas um aplicativo quer usar a tecnologia para mudar isso. O Biem, como foi chamado o serviço, permite que o usuário agende testes de DST, como HIV e Sífilis, em poucos cliques e receba o resultado dos exames diretamente no smartphone. Outra ferramenta da plataforma permite notificar os parceiros sexuais caso alguma doença seja descoberta.

O co-fundador ao aplicativo sentiu na própria pele o medo de realizar testes de DST e criou o serviço para estimular outras pessoas. "Isso nos aterroriza porque não somos educados sobre saúde sexual", explicou, em entrevista ao TechCrunch.

"Esse medo está contribuindo com o aumento da taxa de DST nos EUA. Nosso objetivo é expandir e desestigmatizar a conversa sobre a saúde sexual para que não fiquemos paralisados ​​pelo medo ou agredidos por processos médicos complicados", informou. O serviço foi aprovado clinicamente para ser usado no estado de Nova York (EUA) e deve agora enfrentar barreiras regulatórias para se tornar nacional.

O sistema é bastante simples. Usando o aplicativo, o usuário pode falar com um especialista em saúde sexual qualificado por US$ 45 sobre seus problemas e, se necessário, pode solicitar um teste de DST. Os exames podem ser realizados em casa ou em um dos laboratórios parceiros.

Além disso, o serviço também permite compartilhar os resultados, caso o usuário deseje, para mostrar que você está livre desse tipo de doença. A empresa pretende se associar com aplicativos de namoro, à exemplo do Tinder, para estimular a realização de testes de DST. A ferramenta está disponível na App Store e Google Play.

LeiaJá também

--> iOS 11 traz truque escondido para liberar espaço no iPhone

COMENTÁRIOS dos leitores