Brasileiros acreditam que redes Wi-Fi públicas são seguras
Comportamento constatado por estudo recente pode colocar informações pessoais em risco
Os brasileiros não conseguem resistir a um bom sinal Wi-Fi gratuito e este comportamento pode colocar suas informações pessoais em risco. Essa foi a conclusão de um estudo realizado recentemente pela fabricante de antivírus Norton. Os dados mostram que 58% dos usuários acreditam que seus dados estão seguros ao usar uma rede aberta.
Por este motivo, 60% deles não tomam nenhuma medida de prevenção quando estão conectados. E, segundo o estudo, os usuários brasileiros sentem a necessidade de estarem sempre online, não importando a situação. De acordo com o relatório, 59% dos entrevistados não esperam mais do que alguns minutos antes de se conectarem em uma Wi-Fi.
Mesmo sabendo que qualquer pessoa pode se conectar aquela rede Wi-Fi, 96% dos brasileiros colocam suas informações pessoais em risco enquanto usam um pronto de acesso público, incluindo ao verificar suas contas bancárias.
Para se manter seguros, os usuários devem pensar duas vezes antes de enviar qualquer tipo de informação pessoal - de senhas e detalhes financeiros a fotos - em redes Wi-Fi públicas. "Existe uma profunda diferença entre o que as pessoas pensam que é seguro quando se trata de usar o Wi-Fi público e a realidade", alerta o engenheiro de segurança da Norton, Nelson Barbosa Jr.
"O que alguém pensa que é privado em seu dispositivo pessoal pode ser acessado facilmente por cibercriminosos através de redes sem fio não seguras ou mesmo por meio de aplicativos com vulnerabilidades de privacidade", diz. O relatório da Norton entrevistou mais de 15 mil consumidores em 15 países.
LeiaJá também