Com fim do sinal analógico, busca por smart TVs cresce 11%

Variação de preço de um único modelo pode ser de até 78%

por Nathália Guimarães seg, 17/07/2017 - 14:14
Clélio Thomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Entre os modelos mais buscados estão os de marcas como Samsung, LG e Philco Clélio Thomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Além da impulsionar a venda conversores digitais, o fim do sinal analógico fez crescer também a busca por smart TVs. É o que aponta um levantamento realizado pelo site e app comparador de preços Zoom, que indica um crescimento de 11% no segundo semestre de 2017 ante o mesmo período do ano passado. Entre os modelos mais buscados estão os de marcas como Samsung, LG e Philco.

Mas é preciso pesquisar bem antes de comprar uma TV para não sair no prejuízo. Segundo o levantamento, a variação de preço de um único produto pode ser de até 78%. É o caso do modelo Smart TV LED de 40 polegadas Full HD da Samsung, que pode custar entre R$ 1.766,81 e R$ 3.138. Quem não pode desembolsar um valor como este para ter acesso aos benefícios do sinal digital, no entanto, pode optar pelo conversor.

O pequeno aparelho adapta os televisores mais antigos para o sinal digital. Segundo o Zoom, assim que iniciado o processo de desligamento do sinal analógico, em março de 2016, foi possível observar um aumento de 60% na busca pelo produto no primeiro trimestre de 2016.

"Com o fim do sinal analógico, muitas pessoas começaram a correr atrás de um aparelho de TV compatível com o sinal digital e com uma tecnologia mais recente, por isso o aumento de demanda por smart TVs", explica o diretor executivo do Zoom, Thiago Flores.

"Mesmo com uma longa transição entre os dois tipos de aparelho, muitos consumidores sempre deixam isso para a última hora, o que, muitas vezes, faz com que eles percam a oportunidade de economizar comparando preço", diz.

LeiaJá também

--> Como o fim do sinal analógico vai melhorar sua internet 4G

--> Saiba como escolher o conversor digital ideal para sua TV

COMENTÁRIOS dos leitores