Microsoft prepara produtoras para teclado e mouse no Xbox
Desenvolvedor disse em entrevista coletiva na E3 que os estúdios de games produzirão títulos com compatibilidade
Mike Ybarra, funcionário do departamento de desenvolvimento de games da Microsoft, declarou em uma entrevista na E3, maior feira de games do mundo, que a compatibilidade do Xbox One com periféricos de computador, como teclado e mouse, está a caminho. De acordo com Ybarra, a empresa trabalha para que os desenvolvedores caminhem nesse sentido, para que os jogadores possam usar os dispositivos, principalmente nos jogos de tiro em primeira pessoa, conhecidos como FPS.
A compatibilidade é sugerida por fãs desses jogos há anos, porém, isso é o que mais preocupa a Microsoft: como separa os jogadores que usam joystick dos que usam teclado e mouse, visto que a segunda opção torna o jogador muito mais rápido e a jogatina mais dinâmica? Segundo o desenvolvedor, os jogos precisarão usar um artifício tecnológico que separe os dois tipos de usuários, para que o lobby seja nivelado. “A compatibilidade não será obrigatória”, afirmou Ybarra.
Para testar a funcionalidade, a Microsoft montou salas online de Gears of War 4, com jogadores misturados (jogadores usando mouse e teclado e jogadores com joystick), e de Minecraft. Mesmo com os pedidos de compatibilidade, outro problema que preocupa os desenvolvedores é o risco de que a comunidade de jogadores fique separada em dois nichos, com a necessidade de produtos que atendam necessidades separadas em uma mesma plataforma.