Pâncreas artificial usa smartphone para controlar diabetes

Órgão artificial é projetado para imitar a função de regulação do açúcar no sangue de uma pessoa saudável

por Nathália Guimarães seg, 16/10/2017 - 11:34
Wikimedia Commons Pâncreas artificial usa um algoritmo em um smartphone para monitorar continuamente os níveis de glicose Wikimedia Commons

Cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram um sistema artificial de pâncreas que usa um algoritmo em um smartphone para monitorar continuamente os níveis de glicose dos diabéticos e entregar automaticamente as doses necessárias de insulina.

O pâncreas artificial é projetado para imitar a função de regulação do açúcar no sangue de uma pessoa saudável. O sistema consiste em uma bomba de insulina e um monitor de glicose contínuo colocado sob a pele do usuário.

Um algoritmo avançado incorporado em um smartphone conectado ao sistema por Bluetooth indica a quantidade de insulina que a bomba deve fornecer ao paciente com base em diversas variáveis, incluindo refeições, atividade física, sono, estresse e metabolismo.

Durante o estudo, 30 pacientes com diabetes tipo 1 continuaram com suas rotinas diárias normais, enquanto o sistema de pâncreas artificial acompanhou continuamente seus níveis de glicose e adaptou automaticamente as configurações de entrega de insulina.

Após mais de 60 mil horas de uso combinado do novo sistema de pâncreas artificial, os participantes mostraram melhorias significativas no controle do diabetes tipo 1 em um ensaio clínico de 12 semanas. Segundo os cientistas, os pacientes apresentaram níveis reduzidos de hemoglobina glicada e menos tempo gasto em um estado hipoglicêmico.

LeiaJá também

--> Bateria de asfalto pode carregar smartphones em 5 minutos

COMENTÁRIOS dos leitores