Nikon deixa de vender câmeras e acessórios no Brasil

Empresa afirma que as garantias dos equipamentos serão honradas

por Nathália Guimarães ter, 07/11/2017 - 12:38
Wikimedia Commons Nikon anuncia o fechamento do e-commerce no Brasil Wikimedia Commons

A fabricante de equipamentos fotográficos japonesa Nikon anunciou nesta segunda-feira (6) que deixará de vender câmeras, lentes e acessórios no Brasil a partir do dia 31 de dezembro deste ano. Em comunicado, a companhia alertou que todos os produtos em garantia terão a assistência honrada até o fim do prazo.

Em comunicado publicado no site oficial da Nikon, a empresa informou que está otimizando suas estruturas de pesquisa e desenvolvimento, vendas e fabricação em uma reestruturação em escala global. Como parte deste processo, a Nikon do Brasil Ltda encerrará a venda de câmeras, lentes e acessórios fotográficos para o mercado nacional, atualmente oferecidos exclusivamente em sua loja online.

Ainda segundo a Nikon, os demais segmentos de negócios da empresa, incluindo atendimento ao consumidor e assistência técnica, continuarão operando normalmente no Brasil. Caso o consumidor tenha um produto da marca fora da garantia, os reparos serão fornecidos com base nos custos aprovados pelos proprietários.

A Nikon está no Brasil desde 2011. Nos últimos anos, o faturamento e lucro globais da empresa diminuíram. No segundo trimestre do ano fiscal de 2017 (encerrado em 30 de setembro de 2016), a companhia anunciou um grande plano de reestruturação, que inclui a reorganização de 1.500 funcionários e foco maior em câmeras mais caras. A decisão reduzirá os custos anuais da empresa em US$ 190 milhões.

COMENTÁRIOS dos leitores