Motorola é notificada por falha em câmera do Moto X4

Segundo entidade de defesa do consumidor, câmera do smartphone não foca como deveria

por Nathália Guimarães qua, 22/11/2017 - 16:20 Atualizado em: qua, 22/11/2017 - 20:17
Reprodução Moto X4 é vendido por R$ 1.699 no site da Motorola Reprodução

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) informou, nesta quarta-feira (22), que notificou a Motorola, empresa do grupo Lenovo, por conta de problemas encontrados na câmera do smartphone Moto X4, lançado no país em outubro deste ano. Segundo a entidade, o telefone não é capaz de focar como deveria. O modelo é vendido por R$ 1.699 no site da fabricante.

De acordo com o teste realizado pela Proteste, foi constatado que a câmera do Moto X4 não consegue focar perfeitamente um objeto em primeiro plano. A entidade avalia que as fotos tiradas pelo Moto X4 não têm condições técnicas de serem o que os consumidores esperavam e nem corresponde ao que pagaram.

"Caso o consumidor tire uma selfie na frente de um armário de livros, por exemplo, ele ficará desfocado, mas os livros atrás dele estarão completamente focados", diz a Proteste, em comunicado. A associação de consumidores ressalta ainda que os fornecedores devem responder pelos vícios dos produtos.

A notificação da Proteste enviada à Motorola também pede que a empresa faça uma ampla divulgação sobre o vício que o celular apresenta, a fim de que todos os consumidores que compraram ou têm a intenção de adquirir o Moto X4 tenham conhecimento disso.

Ainda de acordo com a Proteste, caso o vício não seja sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor pode exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie em perfeitas condições de uso ou a restituição imediata da quantia paga no ato da compra.

Em comunicado enviado ao LeiaJá, a Motorola informa que tomou conhecimento dos questionamentos formulados pela Proteste e entrará em contato com a associação para entender os critérios e os parâmetros utilizados que levaram aos resultados divulgados, bem como para solicitar as amostras utilizadas para análise.

"A empresa reforça que todos os seus produtos são fabricados segundo rigorosos processos de controle de qualidade e primam pela inovação, design e praticidade. A marca investe constantemente em novas tecnologias para oferecer produtos cada vez melhores aos seus consumidores", diz o comunicado oficial da empresa.

--> Jovens trabalharam ilegalmente para montar iPhone X

COMENTÁRIOS dos leitores