Drones soltam mosquitos na natureza para combater doenças

A ideia é usar mosquitos estéreis para ajudar a prevenir a propagação de doenças como a malária e dengue

por Nathália Guimarães qui, 23/11/2017 - 10:37
Wikimedia Commons Drones que dispersam mosquitos em amplas áreas estão sendo desenvolvidos para ajudar a prevenir a propagação de doenças Wikimedia Commons

Drones que dispersam enxames de mosquitos estéreis em amplas áreas estão sendo desenvolvidos para ajudar a prevenir a propagação de doenças como a malária e dengue. Esses insetos não podem produzir descendentes quando se acasalam com fêmeas e, por isso, ajudam a reduzir a população de pernilongos. As informações são da BBC.

Como é difícil espalhá-los em áreas sem estradas, a organização de tecnologia WeRobotics vem desenvolvendo drones para fazer esse trabalho. Mas um dos desafios é empacotar centenas de milhares de mosquitos frágeis sem danificar suas pernas e asas finas.

É por isso que antes de serem colocados nos drones, os insetos são refrigerados. Desta forma, eles entram em um estado de sono e não se movimentam. O próximo desafio é liberá-los gradualmente em uma ampla área, sem despertar todos ao mesmo tempo.

Para fazer isso, a equipe projetou uma plataforma rotativa com orifícios, através dos quais os mosquitos são soltos. Eles pousam em uma câmara de espera onde acordam, e podem voar para a natureza. Os drones ainda estão em desenvolvimento, mas a empresa espera testar sua tecnologia na América Latina em 2018.

LeiaJá também

--> Uso em excesso de smartphones aumenta risco de depressão

COMENTÁRIOS dos leitores