App ajuda grávidas a achar assentos no metrô do Japão
Objetivo do app é alertar pessoas que estão dispostas a ceder o lugar
O metrô de Tóquio, no Japão, começou a testar nesta segunda-feira (11) um novo sistema de mensagens para ajudar as mulheres grávidas a encontrar assentos no transporte público. A novidade, que será posta em prática na linha Ginza, possibilita que as usuárias enviem um recado através do app japonês Line àquelas pessoas que estão dispostas a ceder o lugar.
Os interessados em participar do sistema devem se registrar previamente em uma conta especial que apoia a iniciativa. Uma vez inscritos, estes usuários poderão receber em seus smartphones uma mensagem perguntando se eles estão dispostos a ceder seus assentos a uma mulher grávida.
O texto será enviado apenas às pessoas próximas no trem, que podem oferecer seus assentos especificando onde estão localizadas e deixando que as mulheres grávidas se aproximarem deles.
"Ao colocar o serviço em uso prático, buscamos criar um sistema que seja útil não apenas para mulheres grávidas, mas também para deficientes e idosos", disse um funcionário da companhia japonesa Dai Nippon Printing, que desenvolveu o sistema.
Os desenvolvedores de serviços visam eventualmente criar um sistema que permita às mulheres grávidas transportar um dispositivo especial que, quando seu botão é pressionado, emite um sinal alertando os passageiros registrados que elas estão buscando um assento.
LeiaJá também
--> Instagram excluirá área de mensagens do seu app principal