Falha grave atinge quase todos os processadores da Intel

Falha de segurança foi encontrada em praticamente todos os processadores fabricados pela Intel ao longo dos últimos 10 anos

por Nathália Guimarães qua, 03/01/2018 - 12:18
Reprodução Intel não respondeu ao pedido de comentários Reprodução

Uma falha de segurança foi encontrada em praticamente todos os processadores fabricados pela Intel ao longo dos últimos 10 anos. Segundo o site The Register, o problema está ligado ao design dos chips, que deixa expostas áreas da memória do núcleo do dispositivo, possibilitando que softwares mal intencionados acessem uma série de informações sensíveis.

A Microsoft informou que já está trabalhando em uma atualização para o Windows, que deverá ser disponibilizada na próxima semana para resolver a falha. No caso do Linux, a comunidade open-source também está trabalhando nas mudanças.

Sistemas operacionais semelhantes, como o MacOS de 64 bits da Apple, também precisam ser atualizados. Segundo o The Register, a falha basicamente permite que programas maliciosos possam acessar o layout ou o conteúdo da memória usada pelo núcleo do computador, conhecido como kernel.

Mas, segundo especialistas, a implementação da correção deverá afetar significativamente o desempenho dos computadores, fazendo algumas ações operarem em uma velocidade até 30% mais lenta, dependendo do modelo do processador.

Enquanto os usuários de computadores normais podem ver problemas de desempenho, a falha de segurança também afeta os servidores em nuvem, com os da Amazon, Microsoft e do Google. A Intel não respondeu ao pedido de comentários feitos pelo jornal britânico The Guardian.

LeiaJá também

--> Samsung reconhece que Galaxy Note 8 tem falha na bateria

COMENTÁRIOS dos leitores