Alunos representam USP em concurso de tecnologia

Os estudantes irão para o Vaticano com o projeto Ref-a-Ref, plataforma digital para ser utilizada como instrumento de trabalho para refugiados

por Caroline Nunes sex, 12/01/2018 - 17:10

A equipe organizadora da Universidade de São Paulo na Vatican Hack, concurso para programadores tecnológicos, anunciou os nomes dos cinco alunos que vão representar a USP na primeira maratona de programação do Vaticano, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 de março, na Itália. O grupo vencedor foi formado pelos alunos Lais Harumi Fukujima Aguiar (Poli), Rafael Rodrigues Mendes Ribeiro (Escola de Engenharia de São Carlos -EESC), Douglas Luan de Souza (Poli), Fernando Vezzani Ferreira de Santana (FEA), Haline Aparecida de Oliveira Floriano (Escola de Comunicações e Artes – ECA) e Victor Alves de Souza (FAU). 

No Brasil, a equipe propôs como solução a plataforma Ref-a-Ref, uma central de e-mails que seria o primeiro emprego do refugiado. Uma empresa que tenha interesse de ter um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) por e-mail contrataria a Ref-a-Ref. Caberá ao refugiado, cadastrado na plataforma, responder mensagens relacionadas a dúvidas ou sugestões encaminhadas ao SAC da empresa. O refugiado seria pago pela empresa para receber os e-mails dos consumidores, ler e responder as mensagens utilizando um serviço de tradutor automático como apoio. "Isso resolve três problemas dos estrangeiros: encontrar emprego no país, aprender o idioma e ter uma fonte de renda inicial", diz a descrição do Ref-a-Ref.

No Vaticano

Os alunos da USP participarão do torneio com cerca de cem estudantes de 20 instituições de ensino superior ao redor do mundo. O tema será selecionado entre três assuntos principais: combate ao desperdício; diálogo inter-religioso; e migração e refugiados.

O Vatican Hack é promovido por um grupo formado pela Optic Society, com o suporte da Lateran University, Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

COMENTÁRIOS dos leitores