No Brasil, fotos retocadas em Photoshop poderão ter aviso

Projeto de lei determina que fotos publicitárias com retoques digitais em modelos tragam tarja informativa

por Nathália Guimarães qua, 17/01/2018 - 10:47
Reprodução Proposta vale para todo tipo de alteração gráfica em modelos Reprodução

Fotografias publicitárias com retoques digitais em modelos deverão vir com tarja informativa sobre as alterações gráficas. É o que determina o projeto de lei 439/2017, de autoria do senador Gladson Cameli (PP-AC), que considera a questão um problema de saúde pública.

A proposta vale para todo tipo de alteração gráfica em modelos, com exceção de retoques digitais de cabelos e de remoção de manchas na pele. De acordo com o senador, as mudanças digitais produzem imagens idealizadas que refletem um padrão irreal e inatingível de beleza.

Para Cameli, a proposta é uma forma de amenizar o dano causado pela publicidade que reverencia o culto à magreza excessiva. "A busca incansável pelo corpo perfeito pode levar quem se espelha nesse tipo de publicidade a desenvolver diversos transtornos, como quadros de anorexia ou bulimia, sobretudo entre pessoas com baixa autoestima", argumentou o senador.

Na França, o governo criou uma medida similar para qualquer imagem comercial em que a aparência corporal de uma pessoa tenha sido alterada digitalmente, em especial para fazer com que alguém pareça mais magro ou mais forte. Essas fotos devem exibir um alerta parecido com o estampado num maço de cigarro, indicando que o uso do programa Photoshop.

LeiaJá também

--> App do Google diz com qual pintura famosa você se parece

COMENTÁRIOS dos leitores