Jogos violentos não tornam adultos agressivos, diz estudo

Pesquisa inovadora investigou os efeitos dos jogos violentos a longo prazo

por Nathália Guimarães qua, 21/03/2018 - 11:50
Reprodução/Rockstar Games Cena de ''Grand Theft Auto V'' Reprodução/Rockstar Games

Jogar videogames de ação e aventura por períodos prolongados não torna os adultos mais agressivos, dizem os pesquisadores do Instituto Max Planck, da Alemanha. O estudo analisou a influência que os jogos violentos têm sobre os níveis de agressividade em 77 participantes. A pesquisa foi publicada na revista Springer Nature.

A pesquisa atual é inovadora porque é o primeiro estudo a investigar os efeitos dos jogos violentos a longo prazo. Setenta e sete participantes foram divididos em três grupos. A primeira equipe experimentou "Grand Theft Auto V" diariamente por dois meses.

O segundo grupo jogou "The Sims 3" pelo mesmo período, enquanto a equipe final de 28 pessoas não experimentou nenhum videogame por dois meses. Antes e depois do teste, os pesquisadores observaram o nível de agressividade e empatia dos participantes, as competências interpessoais, a impulsividade, a ansiedade, o humor e o controle executivo.

Essas características foram todas determinadas usando uma bateria de testes que consistem em questionários e avaliações comportamentais computadorizadas. Os pesquisadores não encontraram mudanças significativas em nenhuma das variáveis ​​avaliadas, particularmente nos níveis de agressividade ao longo do tempo em nenhum dos três grupos.

Apenas três dos 208 testes estatísticos realizados apresentaram alterações significativas que poderiam aludir a um comportamento mais violento, e estes são explicados através da mera coincidência.

Mesmo dois meses após os participantes pararem de jogar diariamente, os pesquisadores não constataram diferenças em seus níveis de agressividade. Isso também se aplica às medidas de empatia, competências interpessoais, impulsividade, ansiedade, humor e controle executivo.

Os pesquisadores esperam que o estudo forneça uma perspectiva científica mais realista sobre os efeitos de videogames violentos na vida real, e que pesquisas semelhantes serão feitas usando crianças como participantes.

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