Telegram terá de prover dados de usuários ao governo russo

App recebeu 15 dias para cumprir as demandas do regulador de comunicações russo ou corre o risco de ser bloqueado no país

por Nathália Guimarães qua, 21/03/2018 - 10:41
Wikimedia Commons Telegram tem versões para Android e iPhones Wikimedia Commons

O principal tribunal da Rússia decidiu que o aplicativo Telegram, que oferece um serviço similar ao WhatsApp, pode ser forçado a fornecer dados de usuários às autoridades. O aplicativo protestava contra as demandas da agência de inteligência do Serviço Federal de Segurança (FSB) para que ele entregasse chaves de criptografia e histórico de conversas ao governo.

O Telegram argumentou que o FSB violou os direitos do consumidor exigindo chaves de criptografia e históricos de bate-papo dos usuários. O aplicativo recebeu 15 dias para cumprir as demandas do regulador de comunicações russo ou corre o risco de ser bloqueado no país.

Com versões para Android e iPhones, o aplicativo permite que os usuários conversem com pessoas ou em grupos e oferece a tecnologia da criptografia de ponta-a-ponta, a mesma usada no WhatsApp. Com o recurso, ninguém além do remetente e do destinatário pode ver o conteúdo de uma mensagem.

Ele também oferece um recurso de mensagens que se autodestroem, o que significa que as conversas podem ser configuradas para desaparecer após algum tempo. Fundado pelo empresário russo Pavel Durov em 2013, o Telegram teria sido usado por simpatizantes do Estado Islâmico (EI) para se comunicar, organizar e espalhar propaganda extremista.

A empresa disse que bloqueou 78 canais relacionados ao EI em novembro de 2015, depois que surgiram notícias de que o grupo usava o Telegram para planejar e reivindicar a responsabilidade por ataques terroristas.

LeiaJá também

--> Criador do WhatsApp diz que todos devem deletar o Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores