Justiça ordena bloqueio imediato do Telegram na Rússia

Autoridades russas querem acessar os dados de usuários do Telegram através do compartilhamento de chaves de criptografia

por Nathália Guimarães sex, 13/04/2018 - 10:03
Alexander NEMENOV/AFP Um tribunal russo determinou nesta sexta-feira (13) que o Telegram deve ser bloqueado no país Alexander NEMENOV/AFP

Um tribunal russo determinou nesta sexta-feira (13) que o Telegram deve ser bloqueado no país. A decisão é fruto de uma batalha entre o aplicativo e o órgão regulador das telecomunicações do país. As autoridades querem acessar os dados de usuários do Telegram através do compartilhamento de chaves de criptografia, mas a empresa se recusou a obedecer a ordem mesmo após uma decisão judicial.

A agência de notícias russa Tass relatou que a ordem pede o bloqueio imediato do aplicativo, e que a proibição estará em vigor até que a empresa forneça as chaves de decodificação para as autoridades do país. O jornal Financial Times informa que a suspensão provavelmente ocorrerá assim que o Telegram esgotar o processo de apelação no próximo mês.

A Rússia implementou leis rigorosas contra o terrorismo em 2016, que exigem que os serviços de mensagens forneçam às autoridades a capacidade de descriptografar mensagens. O fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, se posicionou sobre o caso dizendo que não cederá à pressão.

"No Telegram, temos o luxo de não nos importar com fluxos de receita ou vendas de anúncios. A privacidade não está à venda, e os direitos humanos não devem ser comprometidos por medo ou ganância", ressaltou.

LeiaJá também

--> Uber notifica brasileiros afetados em ataque hacker

COMENTÁRIOS dos leitores