Sem Telegram, Rússia sugere que Kremlin use ICQ

Mensageiro popular na década de 1990 está sendo usado pelos funcionários de Moscou para se comunicarem entre si

por Nathália Guimarães ter, 17/04/2018 - 10:47
Alexander NEMENOV/AFP Telegram foi bloqueado na Rússia nesta segunda-feira (16) Alexander NEMENOV/AFP

Com o Telegram oficialmente bloqueado na Rússia, o mensageiro do ICQ (popular na década de 1990) ressurgiu das cinzas e está sendo usado pelos funcionários de Moscou para se comunicarem entre si. As informações são do jornal russo Komsomolskaya Pravda.

A mídia russa havia informado anteriormente que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, havia instalado o ICQ e estava testando o serviço. O movimento surge depois que o órgão regulador das comunicações do país foi autorizado por um tribunal distrital de Moscou a bloquear o Telegram em todo o território da Rússia em 13 de abril.

A proibição, que entrou em vigor nesta segunda-feira (16), foi imposta como resultado da recusa do Telegram de fornecer às autoridades russas as chaves de criptografia para decifrar mensagens trocadas por seus usuários, conforme exigido pelas leis locais.

A equipe do Telegram explicou que simplesmente não poderia fornecer as chaves para descriptografar as mensagens, porque elas são armazenadas nos dispositivos dos usuários, e não em seus servidores. O fundador do Telegram, Pavel Durov, anunciou que planeja implementar contramedidas à proibição na Rússia.

LeiaJá também

--> WhatsApp será proibido para menores de 16 anos

COMENTÁRIOS dos leitores