Rede Wi-Fi recebe maior atualização em mais de uma década

Redes domésticas, públicas e empresariais ganharão proteções adicionais e se tornarão menos susceptíveis a ataques hackers

por Nathália Guimarães ter, 26/06/2018 - 10:01
Reprodução Reprodução

A Wi-Fi Alliance, organização sem fins lucrativos que supervisiona a adoção do padrão Wi-Fi, está começando a certificar produtos que suportam o WPA3 - o sucessor do protocolo de segurança WPA2, que está em uso há mais de uma década.

Isso significa que os dispositivos conectados, como smartphones e laptops, ganharão proteções adicionais e se tornarão menos susceptíveis a ataques hackers.

Baseando-se no protocolo de segurança WPA3 comumente usado, o novo padrão inclui recursos adicionais que simplificam a segurança do Wi-Fi, permitem autenticação mais rigorosa e fornecem criptografia aprimorada para mercados de dados altamente confidenciais.

Uma grande melhoria dificulta que hackers consigam decifrar a senha de sua internet e até pode limitar os dados que os cibercriminosos terão acesso uma vez que estejam dentro da sua rede.

A atualização deverá beneficiar também as redes abertas, aquelas encontradas em shoppings, cafés e praças. Isso é possível graças ao WiFi Enhanced Open, programa responsável por reforçar a proteção contra possíveis ameaças comuns nestas conexões, sem criar novos obstáculos para os usuários.

As proteções do novo protocolo, porém, não serão ativadas da noite para o dia. Isso porque o usuário precisará comprar um novo roteador que suporte o padrão WPA3, ou esperar que o seu modelo antigo seja atualizado. O mesmo vale para todos os gadgets, sejam smartphones, laptops ou tablets.

LeiaJá também

--> Argélia desliga internet para evitar cola em provas

COMENTÁRIOS dos leitores