Facebook desiste de construir drones gigantes de internet

Plano da rede social era usar uma frota de drones para levar internet a centenas de milhões de pessoas nos lugares mais inóspitos do planeta

por Nathália Guimarães qua, 27/06/2018 - 09:22
Reprodução Reprodução

O Facebook está descartando seus planos de construir um drone movido a energia solar que poderia proporcionar acesso à internet para regiões em desenvolvimento do planeta. A companhia disse que não vai mais projetar e construir sua própria aeronave, iniciativa que estava em andamento há quatro anos.

O drone foi incorporado ao projeto Internet.org do Facebook, que tinha como meta declarada conectar o mundo inteiro e deveria ser usado para voar em uma altitude maior do que os aviões comerciais, transmitindo sinais de internet baseados em laser até estações localizadas no solo.

O plano da rede social era usar uma frota com milhares destas aeronaves para levar internet acessível a centenas de milhões de pessoas nos lugares mais inóspitos do planeta. Em um dos testes, o veículo - que tinha a envergadura de um Boeing 737 - voou por 1 hora e 46 minutos e pousou com sucesso.

Mas a produção de um modelo viável ainda está distante. "Dados esses desenvolvimentos, nós decidimos não projetar ou construir nosso próprio avião", explicou a companhia, em comunicado. Uma iniciativa similar é tocada pelo Google, que usa balões de ar para distribuir internet, em vez de drones.

LeiaJá também

--> Cientistas criam bateria que dura o dobro do tempo

COMENTÁRIOS dos leitores