IBM revela computador capaz de debater com humanos

Sistema da IBM foi projetado para discutir sobre cerca de 100 tópicos

por Nathália Guimarães qua, 27/06/2018 - 11:28
Divulgação/IBM Empresa revelou seu sistema em San Francisco, nos EUA Divulgação/IBM

Um computador comprovou que é capaz de debater com humanos quando a IBM fez sua primeira demonstração pública da nova tecnologia de inteligência artificial em que está trabalhando há mais de cinco anos. Num salão de conferências lotado, o sistema discutiu sobre o subsídio à exploração espacial e o uso da telemedicina com dois especialistas de carne e osso.

O computador defendeu a pesquisa espacial subsidiada pelo governo, obtendo evidências de seu enorme repositório interno de jornais, periódicos e outras fontes. Depois de apresentar seus argumentos iniciais, o sistema da IBM ouviu a réplica de um especialista humano e passou mais 2 minutos concluindo a resposta.

A empresa revelou seu sistema em San Francisco, nos EUA, esta semana. A IBM selecionou possíveis tópicos de debate, mas nem o computador nem os especialistas humanos tiveram acesso o tema antecipadamente.

Em ambos os debates, o público considerou que a inteligência artificial se saiu pior na apresentação, mas melhor na quantidade de informação. O sistema da IBM foi projetado para discutir sobre cerca de 100 tópicos.

Como esperado, a máquina tende a ser melhor que os humanos ao trazer números e outras evidências de apoio detalhadas. Mas falta tato, disseram os pesquisadores.

A IBM não tenta declarar um vencedor nas discussões, mas Noa Ovadia, um dos debatedores humanos, disse que o computador era um adversário formidável, mesmo que ele tenha feito muitas declarações genéricas sobre a exploração do espaço.

"Nós debatemos não apenas para convencer os outros de nossas próprias opiniões, mas também para entender e aprender com as opiniões dos outros. No futuro, acreditamos que as máquinas serão capazes de ajudar os humanos com muitas decisões importantes que tomamos diariamente", explica a IBM.

LeiaJá também

--> China cria pássaros robóticos para vigiar pessoas e coisas

COMENTÁRIOS dos leitores