Qualcomm revela a primeira antena 5G para smartphones

Qualcomm acredita que a velocidade de download de um smartphone pode atingir o potencial de até 5 Gbps

por Nathália Guimarães qua, 25/07/2018 - 10:02
Divulgação/Qualcomm Chip se chama QTM 052 e deve ser lançado em 2019 Divulgação/Qualcomm

A fabricante de chipsets Qualcomm anunciou a primeira antena para smartphones capaz fornecer comunicações de ondas milimétricas da rede 5G, novo padrão de conexão que promete ser dez vezes mais veloz que o 4G. O chip se chama QTM 052 e deve ser lançado em 2019.

Do tamanho de uma moeda de um centavo americano, o chip QTM 052 tem quatro antenas embutidas e promete uma conexão muito mais veloz que a permitida pelo 4G. Os técnicos da Qualcomm acreditam que a velocidade de download de um smartphone pode atingir o potencial de até 5 Gbps.

Espera-se que os primeiros telefones ou smartphones com esses módulos apareçam no primeiro semestre de 2019 e tenham velocidades de download de 10 a 20 vezes mais rápidas do que é possível alcançar com o 4G.

A Qualcomm está apostando que a transição para as redes 5G reacenderá o crescimento do mercado de smartphones, que viu as vendas diminuírem à medida que os consumidores prolongam a troca de seu modelo por um novo.

As especificações finais do padrão 5G ainda não foram aprovadas, mas espera-se que a conexão aumente significativamente a velocidade de navegação, a cobertura e a capacidade de resposta das redes sem fio. Levaria segundos para baixar uma temporada completa de uma série, por exemplo.

LeiaJá também

--> Samsung cria memória RAM mais veloz, que usa menos bateria

COMENTÁRIOS dos leitores