Aplicativo conecta ciclistas que fazem as mesmas rotas

Objetivo é trazer promover maior segurança e praticidade no trânsito

por Nathália Guimarães ter, 11/09/2018 - 10:02
Divulgação Divulgação

Estudantes do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) desenvolveram um aplicativo para quem utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Chamado Biciflow, o serviço permite que os usuários compartilhem rotas, com o objetivo de promover maior segurança e praticidade no trânsito. A novidade será lançada no próximo dia 22 de setembro, nos sistemas Android e iOS.

A ideia é simples - conectar ciclistas que vão fazer trajetos similares em um determinado horário, trazendo a ideia do pedal noturno para o dia-a-dia. É por isso que os ciclistas podem fazer login no aplicativo e, em seguida, acessar as rotas próximas à sua localização ou pesquisar as disponíveis a partir de determinado ponto de partida e destino.

É possível, além de ver os detalhes, distâncias e horários dos trajetos compartilhados por outros usuários, criar e publicar as suas próprias rotas. Segundo o estudante Igor Matos, a ideia do aplicativo surgiu depois que ele passou a usar a bicicleta mais firmemente em sua rotina, em setembro de 2015.

Ainda em 2015, o projeto foi apresentado no Startup Weekend Recife, sendo um dos mais votados para serem desenvolvidos. Já no ano seguinte, a iniciativa foi levada para a disciplina projetão, uma iniciativa do CIn/UFPE voltada para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.

A partir de pesquisas de campo, os desenvolvedores descobriram que  aproximadamente 70% dos ciclistas entrevistados se sentiam mais confortáveis quando pedalam em grupo.

Atualmente, o projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental CASA, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Fundação OAK. O Biciflow foi um dos 150 projetos do Brasil aprovados pelo edital de 2017, o que possibilitou a contratação de novos membros na equipe e, assim, a reestruturação do aplicativo.

LeiaJá também

--> Uber vai usar GPS para detectar acidentes automaticamente

COMENTÁRIOS dos leitores