Congresso discute inteligência de dados e interatividade

Encontro em Belém mostrou últimas novidades da área de tecnologia e motivou estudantes de Ciência da Computação a mergulhar na busca de informação e conhecimento

qua, 14/11/2018 - 06:06

A UNAMA - Universidade da Amazônia promoveu, em Belém, o 3° Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia. O evento ocorreu entre os dias 25 e 27 de outubro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Além da feira geek, as palestras voltadas às áreas de exatas e tecnologia deixaram o evento ainda mais atrativo para os alunos. Para Bryan Santos, 22 anos, estudante de Ciência da Computação, o congresso é importante porque os conteúdos são diferentes do que se aprende nas aulas. “O evento traz uma grande bagagem de conhecimento. Além da carga horária, ele proporciona conhecimentos que a gente não costuma ver em sala de aula. Acho que é um enriquecimento de diversas áreas”, disse.

A palestra “JupyterLab: ambiente extensivo, interativo e reprodutível para a construção efetiva de narrativas de dados usando python", realizada pelo professor Edinaldo La Roque, no dia 26, deu aos alunos de Ciência da Computação uma nova visão para a ciência de dados. Python é uma linguagem da programação. Segundo o professor, esse momento leva os alunos a buscar conhecimento aprofundado sobre a exploração de dados. “Jupyterlab é uma plataforma interativa para lidar com a ciência de dados, um dos ramos da inteligência artificial. Esse é um mercado relativamente novo e que está em expansão no mundo. A gente abordou essa plataforma para apontar um caminho para que o aluno que está se formando em Ciência da Computação entre nesse meio de inteligência artificial, exploração de dados e mineração”, explicou.

Bryan assistiu à palestra e destacou a experiência adquiridsa. “Essa palestra enriqueceu um pouco do conhecimento que eu tinha na área, que é o conhecimento de mineração de dados, e acabou abordando vários temas importantes da área da tecnologia que a gente acaba trazendo para o dia adia”, afirmou o estudante.

No fim, todos puderam aprender mais sobre essa ferramenta de exploração de dados de maneira inteligente e interativa.

Popr Fernanda Cavalcante.

 

COMENTÁRIOS dos leitores