Hyundai revela conceito de carro com pernas robóticas

Hyundai Elevate pode ativar pernas robóticas para caminhar a 5 km/h em terrenos acidentados

por Nathália Guimarães qua, 09/01/2019 - 09:36
Divulgação/Hyundai Divulgação/Hyundai

A Hyundai exibiu pela primeira vez um pequeno modelo de carro que pode ativar pernas robóticas para caminhar a 5 km/h em terrenos acidentados. Também capaz de subir uma parede de 1,5 metro e pular uma distância de 5 pés, o Hyundai Elevate pode ser útil para resgates de emergência após desastres naturais, segundo a empresa.

O conceito está em desenvolvimento há três anos e foi revelado na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos EUA. A Hyundai também sugeriu que os usuários de cadeira de rodas poderiam se locomover com o veículo, uma vez que o carro seria capaz de levá-los até a porta da frente de um prédio ou subir alguns degraus.

O conceito da Hyundai é baseado em uma plataforma modular com a capacidade de alternar diferentes corpos para situações específicas. A arquitetura de perna robótica tem cinco graus de liberdade, além de motores de propulsão e é habilitada pela mais recente tecnologia de atuadores elétricos.

As pernas mecânicas do veículo também se dobram em um modo de direção, onde a energia para as juntas é cortada, e o uso de um sistema de suspensão passiva integrado maximiza a eficiência da bateria. Isso permite que o Hyundai Elevate funcione em velocidades similares a de um carro comum.

LeiaJá também

--> Motocicleta elétrica da Harley-Davidson custará US$ 30 mil

COMENTÁRIOS dos leitores