Homem vence inteligência artificial em torneio de debates

Máquina da IBM demonstrou que é capaz de apresentar argumentos cada vez mais complexos

por Nathália Guimarães ter, 12/02/2019 - 11:35
Divulgação/IBM Harish Natarajan posa ao lado do robô da IBM Divulgação/IBM

Um computador dotado de inteligência artificial da IBM perdeu para um humano em um campeonato de debates nesta segunda-feira (11). Harish Natarajan, que detém o recorde mundial em competições do tipo, venceu o torneio, mas a máquina demonstrou que é capaz de apresentar argumentos cada vez mais complexos.

A máquina da IBM - chamada Project Debater - é projetada para apresentar discursos coerentes e convincentes, enquanto recebe os argumentos de um oponente humano e cria sua própria refutação. Ela até formula seu próprio argumento de encerramento.

Para gerar seus argumentos e refutações, o robô usa artigos de jornais e revistas de seu próprio banco de dados e também absorve as nuances dos argumentos do oponente humano. Ele não é conectado à internet.

A competição em que Harish Natarajan saiu como vencedor foi organizada pela Intelligence Squared US, uma organização sem fins lucrativos que promove debates, e realizada em frente a uma audiência no Centro de Artes Yerba Buena, em San Francisco (EUA).

O tópico do debate - se a pré-escola deveria ou não ser subsidiada - não foi revelado ao sistema de inteligência artificial da IBM ou a Natarajan até 15 minutos antes de eles subirem ao palco.

O robô da IBM argumentou a favor da pré-escola subsidiada. Cada lado deu um discurso de abertura e depois apresentou uma resposta de 4 minutos para o oponente. No final, eles deram um argumento de fechamento de 2 minutos.

O público então foi convidado a votar dos oponentes era mais convincente. Harish Natarajan convenceu mais pessoas a mudarem sua ideia inicial e apoiarem seus argumentos, portanto, saiu como o vencedor do debate.

LeiaJá também

--> Queniano cria luvas que traduzem língua de sinais em áudio

COMENTÁRIOS dos leitores