A Nintendo está banindo vídeos do YouTube com músicas suas

Empresa está tirando do ar vídeos que usam trilhas sonoras de seus jogos para ilustrar conteúdos

por Katarina Bandeira qua, 14/08/2019 - 16:16
Nintendo/Divulgação Empresa não comercializa suas trilhas sonoras fora do Japão Nintendo/Divulgação

A utilização de produtos que carregam direitos autorais é sempre uma discussão complexa na internet. Criadores de conteúdo no YouTube, muitas vezes usam músicas presentes em filmes e jogos para ajudar a ilustrar seus vídeos. Tentando acabar com a prática, a Nintendo está derrubando canais na plataforma que usam trilhas sonoras de seus games. 

Quem usar alguma das faixas musicais presentes nos jogos produzidos pela companhia terá o conteúdo suspenso. A prática de usar propriedade intelectual produzida por outra pessoa, sem autorização, é ilegal e - neste caso específico - chamada de music rip, que acontece quando alguém usa o conteúdo para fazer vídeos para terceiros, mesmo que de forma gratuita. 

De acordo com usuários do Reddit, a queda desses conteúdos começou com o lançamento de Fire Emblem: Three Houses, mas a empresa resolveu estender a prática para outros títulos. A Nintendo não comercializa suas trilhas sonoras em plataformas de compra como as do Google ou Apple, porque vende CDs físicos, no Japão. A desvantagem para os fãs é que essas mídias não são vendidas em outros lugares, sendo necessário importar o conteúdo de lá.

LeiaJá também

--> Hi!Tech: Galaxy Note 10, impostos e Pokémon Sword e Shield

--> Nintendo revela novidades em Pokémon Sword e Shield

--> Nintendo vai lançar Switch mais barato

COMENTÁRIOS dos leitores