Adiamento de testes de campo da rede 5G é prorrogado

Decisão da Anatel pode atrasar a chegada da tecnologia no país

por Katarina Bandeira seg, 30/03/2020 - 15:12

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou nesta segunda-feira (30), a prorrogação da suspensão dos testes de campo, da rede 5G, na faixa de 3,5 GHz. Em comunicado, a empresa afirmou que “Em razão das medidas sanitárias adotadas no combate à disseminação do Coronavírus (COVID-19), o Comitê de Uso do Espectro e de Órbita da Anatel (CEO) decidiu prorrogar a suspensão da etapa”.

O testes estavam sendo feitos pelo Centro de  Centro de Referência Tecnológica do Grupo Claro, no Rio de Janeiro e estavam suspensos desde a última semana. Apesar disso a Anatel afirma que ainda há atividades relacionadas ao 5G em andamento e reforça que empresas e colaboradores continuem mobilizados para buscar aprimoramentos para a chegada da tecnologia.

De acordo com a agência “a etapa de testes de campo busca confirmar, em condições reais e espaço aberto, os achados laboratoriais anteriormente obtidos nas instalações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD)”, que estavam sendo produzidos antes da pandemia chegar ao Brasil. Ainda não há um prazo para o restabelecimento desses testes, que deve acontecer apenas quando a situação de saúde for normalizada. 

“É preciso enfatizar que se trata apenas de uma etapa dos testes e que sua conclusão, de modo algum, dá por encerrados os trabalhos de análise de convivência ou mesmo o envolvimento do Comitê”, escreve Leonardo Euler de Morais, Presidente do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO). Ele afirma que “Tão logo oportuno (preferencialmente, com a desejada estabilização da urgência sanitária), serão disponibilizadas informações sobre a retomada das atividades e eventuais ajustes de cronograma”.

COMENTÁRIOS dos leitores