Inteligência artificial monitora contra Covid-19

Gestão pública do estado de SP usará banco de dados da empresa de telefonia Vivo para medir o deslocamento da população

por Alex Dinarte sex, 03/04/2020 - 14:43
geralt / Pixabay geralt / Pixabay

Em São Paulo, uma parceria entre o Governo do Estado e a operadora de telefonia Vivo vai monitorar a população por meio da inteligência artificial. De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a iniciativa vai analisar os efeitos do isolamento social no combate à disseminação do coronavírus (Covid-19). A tecnologia vai medir a movimentação dos paulistas por "mapeamento de calor".

Na fase inicial da pesquisa, a operadora de telefonia disponibilizará os dados do recurso denominado Big Data. São eles que permitem acesso ao deslocamento da população em tempo real. A estratégia deve mostrar alguns parâmetros para que as autoridades de saúde do estado antecipem ações de combate ao vírus. O trabalho também apontará se medidas como o isolamento social estão surtindo o efeito esperado pelos órgãos públicos.

O levantamento das informações é realizado por meio de um tipo de mapa de calor. O recurso aponta o movimento da população por cidades e bairros em vários períodos do dia. As equipes do IPT, por exemplo, terão acesso ao mapeamento de hospitais e clínicas. Com a intervenção tecnológica, é possível avaliar se o fluxo de pessoas no local pode sobrecarregar ou não o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Os dados da Inteligência Artificial serão gerados a partir da rede móvel da operadora e não relacionam informações individuais dos usuários. A medição é realizada com informações referentes ao deslocamento de grupos de pessoas.

COMENTÁRIOS dos leitores