Câmera térmica passa a medir temperatura de trabalhadores

Iniciativa é orientada pelo Sesi e serve como estratégia de combate ao novo coronavírus

por Katarina Bandeira sab, 25/04/2020 - 19:33
Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança/ Divulgação Medida tem sido adotada em diversos países Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança/ Divulgação

Uma das medidas, adotada principalmente na China, para identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, é a medição de temperatura corporal. No Brasil, o Centro de Inovação em Ergonomia, do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Minas Gerais, passou a seguir o exemplo do país oriental e iniciou uma ação na indústria Vale do Sol. Para identificar possíveis trabalhadores com febre, a empresa vai utilizar uma câmera térmica.

Para diminuir o risco de contaminação da doença, os trabalhadores são avaliados no início da jornada. Caso seja identificado com alguma alteração da temperatura corporal, será possível que a empresa tome atitudes de contenção antes que o funcionário tenha acesso a outros profissionais e equipamentos.

Além da câmera térmica, o Centro realiza ajustes ergonômicos e de distanciamento na tentativa de alinhar a produtividade ao número de trabalhadores, visando atender às orientações de saúde da Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As indústrias que queiram a consultoria em Ergonomia para reorganizar seus processos produtivos, com apoio para organizar trabalhos home office e o uso da câmera térmica, podem entrar em contato com o Centro via telefone: (31) 3489-2060.

COMENTÁRIOS dos leitores