Facebook cria 'salas' no Messenger para videochamadas

A novidade deve acomodar até 50 pessoas em uma mesma videochamada, sem limite de tempo

por Katarina Bandeira sab, 25/04/2020 - 14:51
Facebook/Divulgação Usuários podem se conectar às salas via link, sem precisar de conta no Facebook Facebook/Divulgação

Se você ficou feliz com o anúncio do WhatsApp, de aumentar a capacidade de pessoas nas chamadas de vídeo, vai ficar ainda mais com a novidade que o Facebook preparou para o Messenger. A empresa de Mark Zuckerberg anunciou, nessa última sexta-feira (25), a criação do recurso Messenger Rooms ou Salas do Messenger. A novidade deve acomodar até 50 pessoas em uma mesma videochamada, sem limite de tempo.

De acordo com o comunicado feito pela empresa, "entre o WhatsApp e o Messenger, mais de 700 milhões de contas participam de chamadas todos os dias". "Em muitos países, as chamadas de vídeo no Messenger e no WhatsApp mais que dobraram, e as visualizações dos vídeos do Facebook Live e Instagram Live aumentaram significativamente em março", acrescentou o comunicado. A iniciativa pode ser vista como uma resposta a quantidade de restrições e falhas de segurança presentes em aplicativos como o Zoom e o HouseParty.

O anúncio ainda afirma que não será preciso ter uma conta no Facebook para participar de uma das "salas" do Messenger. O usuário poderá iniciar e compartilhar salas na rede social por meio do feed de notícias, grupos e eventos. A promessa de Zuckerberg é que, em breve, sejam criadas maneiras iniciar salas do Instagram Direct, WhatsApp e Portal também.

Um bate-papo à moda antiga

A proposta das salas do Messenger acaba lembrando um pouco as antigas salas de bate-papo, populares nos anos 2000. O motivo é que se seus contatos ou comunidades criarem salas abertas, você as verá no Facebook. Ou seja é possível se conectar também com "desconhecidos". 

Não é preciso baixar nenhum aplicativo e é possível participar de salas de bate-papo tanto pelo smartphone, quanto pelo computador. Caso a entrada no Messenger Rooms seja feita pelo mensageiro todos os efeitos e fundos de realidade aumentada podem ser utilizados durante a videochamada. O Messenger Rooms será lançado em alguns países esta semana e se expandirá para o resto do mundo nas próximas semanas.

COMENTÁRIOS dos leitores