Paquistão bane o TikTok por conteúdo 'imoral'

A queixa é diferente das feitas pelos Estados Unidos, que seguem em uma relação complicada sobre o bloqueio permanente do App

por Vitória Silva sex, 09/10/2020 - 14:16
Pixabay Pixabay

Forte aliado chinês, o Paquistão bloqueou, nesta sexta-feira (9), a compra e o uso do aplicativo de vídeos TikTok no país. A rede foi banida através de nota oficial da Autoridade de Telecomunicações do Paquistão (PTA, na sigla em inglês). Desde julho deste ano, o app já estava sob aviso final de banimento. As informações são da agência Reuters.

"Em vista do número de reclamações de diferentes segmentos da sociedade contra conteúdo imoral e indecente no aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok, a Autoridade de Telecomunicações do Paquistão (PTA, na sigla em inglês) emitiu instruções para bloquear o aplicativo", disse o governo paquistanês, em nota.

No início de outubro, o ministro da informação do Paquistão, Shibli Faraz, já havia comunicado à imprensa que o primeiro-ministro Imran Khan acredita que os aplicativos de mídia social, particularmente o TikTok, devem ser proibidos porque estão prejudicando os valores sociais.

A declaração veio dois dias depois que a Autoridade de Telecomunicações do Paquistão, um regulador do governo, disse que abordou a gestão do aplicativo, que é propriedade da gigante tecnológica de Pequim, ByteDance, para remover "conteúdo vulgar, indecente, imoral e com nudez", e alertou que a ação poderia ser tomada de outra forma.

O PTA emitiu um aviso final ao TikTok em 21 de julho sobre preocupações com conteúdo "imoral", enquanto o Bigo Live - um aplicativo menos popular de Cingapura - foi temporariamente bloqueado pelo mesmo motivo.

A queixa é diferente das feitas pelos Estados Unidos, que seguem em uma relação complicada sobre o bloqueio permanente do TikTok, e queixam-se sobre uma suposta ameaça à privacidade e segurança de dados dos americanos.

COMENTÁRIOS dos leitores