Multiplayer competitivo ganha espaço no mundo dos games

Programador de jogos fala sobre o crescimento dos E-Sports, MMO, Battle Royales, lojas virtuais, projeto recente desenvolvido e fatores que determinam o sucesso do setor

qui, 06/05/2021 - 10:59

Nos últimos 12 anos surgiram muitos games que focam em uma proposta multiplayer (que permitem que vários jogadores participem simultaneamente de uma mesma partida). Com eles, várias competições se popularizaram e se tornaram até campeonatos. O maior exemplo é o CBLOL, que é o campeonato brasileiro de League of Legends.

Para o programador de jogos Rodney Victor, o sucesso dos Battle Royales, MMO e os E-Sports (que oficialmente foi aprovado como esporte olímpico) é entendido como uma grande conquista, pois potencializou e deu visibilidade ao mercado de desenvolvimento de jogos. “No passado, quando se dizia ser desenvolvedor de games, a contraparte que escutava geralmente nos entendia como pessoas que passam os seus dias inteiros apenas jogando, mas que de fato não existia uma profissão ou trabalho propriamente dito. Hoje em dia ser desenvolvedor de games é motivo de orgulho e respeito”, assinalou.

Para o sucesso dos games, ele aponta três fatores: “Primeiro é fazer algo que você realmente gosta, o amor é o tempero do sucesso; segundo, nunca desistir, pois as pedras no caminho sempre irão aparecer; e terceiro, entender o que as pessoas realmente querem e dar a elas exatamente isso”, explicou.

Rodney destacou que, para serem bem-sucedidas e chamarem a atenção, é necessário que as lojas virtuais dos games ofereçam constantes novidades e itens que façam a diferença. “Uma loja que, por exemplo, vende apenas itens cosméticos comuns (roupas, acessórios e skins) não chama tanta atenção quanto uma loja que te ofereça a possibilidade de comprar asas para o seu personagem (afinal quem nunca sonhou poder voar) ou outros item que façam com que o game possa ser enxergado de uma forma diferente, renovando assim interesse do jogador”, afirmou o programador.

Sobre o seu projeto recente na Boiuna Games (startup de games), Rodney disse que trabalha na criação do game “O Curioso Caso do Doutor X”, de plataforma 2D, no estilo de clássicos como Castlevania e Ghosts 'n Goblins (com gráficos estilo pixelart) e uma trilha sonora épica com toques de Carlos Gomes com Demons Crest. “O nosso game conta uma das grandes lendas urbanas de Belém, onde o misterioso Doutor X, após ser contratado na calada da noite para a realização de um parto, acaba se vendo perdido em um mundo paralelo conhecido como Mortalha, em que passa a ser perseguido por visagens e assombrações como a Matinta Pereira, homúnculo da Sé, Tutu Marambá, o Boto, entre muitos outros”, finalizou.

 Atualmente, a startup está angariando fundos para lançar uma versão para PC e Consoles, por meio de campanha de financiamento coletivo através da plataforma kickstarter. Link para a doação aqui

Para o jogador e fã de League of Legends Tiago Paixão, que acompanha o CBLOL e torce para o Pain Gaming (time participante da competição), as transmissões do campeonato são empolgantes. “As narrações e reportagens são excelentes, os jogos são muito competitivos e eu gosto muito de acompanhar. É o meu 'futebol' do fim de semana”, disse.

Tiago afirma que sempre compra os passes, que basicamente são eventos dentro do jogo que dão direito a skins e outros mimos. Ele estima que deve ter gasto acima de R$ 500,00, se for somar tudo.

Com relação os periféricos, Tiago mantém tudo em dia, para não atrapalhar o gameplay. "Mouse gamer, headset gamer e teclado gamer. Não faço ideia do quanto já gastei com isso”, explicou o jogador.

Tiago informou que só joga on-line com amigos que já conhece pessoalmente. “Fiz poucas amizades com aleatórios dentro do jogo. Já conheci pessoalmente apenas pessoas do meu bairro. Não gosto da ideia de acordar numa banheira fria sem um dos rins, por isso não costumo me encontrar com estranhos. Já vi filme de terror suficiente e já li muitas notícias também, o que faz a gente ser precavido”, afirmou.

Por Cássio Kennedy e Álvaro Davi.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores