Saiba como habilitar as mensagens temporárias do WhatsApp
O recurso já está disponível no aplicativo, e permite que as mensagens enviadas tenham uma ‘data de validade’, fazendo com que sejam deletadas após o prazo
Os usuários brasileiros já podem utilizar o recurso de mensagens temporárias do WhatsApp, implementado inicialmente no final de 2020. A função já é conhecida por quem também usa o aplicativo Telegram, e permite que as mensagens enviadas possuam uma “data de validade”, o que faz com que elas sejam automaticamente deletadas após sete dias, caso o usuário ative a função.
Também será possível ativar o recurso em grupos, mas isso só será feito pelos administradores das conversas. Todas as mensagens enviadas antes da função ser ativada não serão deletadas, preservando diálogos mais antigos.
Caso o usuário não abra o WhatsApp durante os sete dias previstos na nova função, as mensagens serão deletadas da mesma forma. Apesar disso, uma pré-visualização do que foi enviado pode continuar disponível nas notificações do celular, até que o aplicativo seja aberto.
Já as respostas a mensagens temporárias não serão deletadas após o prazo. Elas poderão, inclusive, ser encaminhadas para outras conversas. Outro detalhe importante é que os backups chegam a salvar as mensagens temporárias, mas deletam quando elas são restauradas.
Além disso, mensagens com arquivos em mídia também são deletadas normalmente, contudo, se o download automático estiver ativado, o arquivo de mídia continuará na memória do celular.
Como ativar as mensagens temporárias
Para ativar o novo recurso, o usuário só precisa abrir a conversa do contato em questão, clicar em seu nome e selecionar a opção “Mensagens temporárias”. O procedimento é o mesmo para celulares com os sistemas operacionais Android ou iOS.