Site transforma desabafos em músicas

Na página inicial do site, a pessoa que está acessando é convidada a dizer o que está sentindo

por Kauana Portugal sex, 13/08/2021 - 13:06
Unsplash Site requer uma programação elaborada para que funcione corretamente Unsplash

Com o objetivo de valorizar os hábitos da escrita e escutas terapêuticas, o site Dear Diary (ou Querido Diário, em tradução livre) convida os usuários para uma experiência, no mínimo, peculiar: transformar os desabafos virtuais em música. Além dos designers Stephen Haney e Suyah Joshi, autores do site, a ideia conta com a contribuição do músico Devin Lane.

Na página inicial do Dear Diary, a pessoa que está acessando é convidada a dizer o que está sentindo. Para isso, é preciso clicar em “begin” e começar a escrever. Ao mesmo tempo em que as palavras ganham forma, uma música embala a escrita do usuário, que ao final da experiência pode compartilhar o link do que foi escrito, juntamente com a canção criada de maneira afetiva.

Embora tenha uma identidade visual simples, o site requer uma programação elaborada para que funcione corretamente. A ferramenta Magenta MusicVAE, executada no Dear Diary, juntamente às programações musicais do projeto, analisa o sentimento predominante no texto, para que a música represente os sentimentos do autor. Além disso, os tons musicais podem mudar de acordo com o uso da pontuação ou de caracteres especiais, a exemplo de letras maiúsculas e minúsculas.

COMENTÁRIOS dos leitores